segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Movimento Cata Um São Paulo, por Carla Soares Martim

Certa vez, uma senhora foi pedir orientação a Gandhi sobre um “mal” que acometia seu filho: era devorador de chocolates. Chocolates brancos (manteiga de cacau?), meio amargos, crocantes.
Ao líder espiritual, perguntou a senhora: “Não sei mais o que fazer! Meu filho não pára de comer chocolate!”. Gandhi apenas disse: “Volte em uma semana”. A mulher, sem entender nada, consentiu.
Uma semana depois, lá estava a senhora, à beira da cama de Gandhi, com seu filho. O líder hindu apenas disse: “Filho, não coma mais chocolate”. A mulher ficou intrigada, quis saber por que Gandhi não havia dito isso antes. Ele explicou: “Há uma semana, eu comia chocolate”.
Se Gandhi comia chocolate, não importa. O fato é que esta parábola, contada pela minha amiga Raquel há alguns anos, me fez pensar o quão forte é a questão do exemplo na vida de cada um. Resumindo: faça o que eu faço.
Então, proponho: peguem, pelo menos um objeto não-identificado do chão, qualquer um, e coloquem em seus respectivos recipientes contenedores -- ops, licença poética do Espanhol --, digo, lixo mesmo, por dia, das ruas de São Paulo.
Falo pra tirar um lixo do chão porque mais do que um, todo o santo dia, não sei nem mesmo se eu o faria...
Esse é o único compromisso a quem pertence ao movimento Cata Um São Paulo. Pegar um lixo do chão e colocar no seu devido lugar. Diariamente.
Podem argumentar que este é papel dos lixeiros, que lhes estamos tomando o emprego, que esse é trabalho para a Prefeitura, que não tenho nada a ver com o carma negativo do porco que jogou o papel no chão, etc, etc, etc. Mas, no fundo, o que estamos querendo – todos – é uma cidade mais limpa, mais bonita. Façamos juntos.
O mais intrigante é que, quando comecei a colocar este movimento em prática, muita gente veio me dizer que já fazia isto, que já pegava papel do chão. Perfeito! Quando falei que ia escrever num blog, documentar isto, disseram: bota logo. É o que estou fazendo, galera.
O meu muito obrigada a quem aderir ao movimento. A cidade agradece!
(Carla Soares Martin é jornalista e educadora. Este texto, com o devido crédito, pode ser publicado em qualquer lugar ou repassado a quem quiser).

Somente para mUlhER.ZinhAS catadoras!

Nenhum comentário: