domingo, 28 de dezembro de 2008

Qualquer texto no seu iPod!



Há algum tempo eu vinha procurando uma forma de ler textos e livros que tenho em meu computador sem ter que usar o próprio, sem imprimir ou sem ter que comprar aqueles aparelhos para ler chamados eBook readers.
Já sabia que o iPod possuia um recurso onde havia a possiblidade de ler pequenas notas, mas ainda não tinha me informado sobre como funcionava. Ontem descobri que bastava habilitar a entrada de dados manuais (no iTunes) e usar o mp4 como um armazenador qualquer e colocar arquivos em formato .txt na pasta respectiva (Notes). Então copiei o livro que queria ler no formato apropriado e salvei no iPod. Qual não foi minha surpresa em notar que o arquivo estava incompleto. O aparelho só deixava os primeiros 3974 caracteres aparecerem.
Comentei com marido que disse, "procura no Google que alguém já deve ter resolvido isso", senão terá que separar manualmente o texto em arquivos de 3974 caracteres cada.
Hoje, para minha alegria, encontrei o eBookhood. Funciona assim: você seleciona o arquivo que quer transformar (tem que estar no formato .txt ou .rtf) e clica em Convert Document. Ele cria um arquivo zipado que você pode salvar diretamente na pasta do Notes do seu iPod.
Se você se cadastrar poderá trocar livros com outras pessoas, mas não é obrigatório.
Ele também tem recursos para salvar para outros aparelhos leitores de livros eletrônicos e até para celulares. Os arquivos no formato PDF ainda estão em teste, mas para isso selecione e copie todo o texto e cole num arquivo do bloco de notas; neste formato o programa poderá fazer a conversão.
O site é gratuito e doações são bem-vindas.

Somente para mUlhER.ZinhAs texto atualizadas!

2 comentários:

Alan disse...

Muito obrigado, Alessandra!
Eu tô quebrando a cabeça desde cedo procurando uma forma mais fácil de dividir os livros que eu tenho em arquivos de 3974 caracteres! Daí pensei como o seu marido e achei seu blog. ;D

Valeu mesmo!

Alessandra disse...

Alan,
Pelo que vi você também é chegado em tecnologia como eu...
Obrigada pela visita!

Alessandra